CORE/RS E ARCOSUL juntos para promover o desenvolvimento da categoria

  1. arcosul

O Conselho Regional dos Representantes Comerciais no Estado do Rio Grande do Sul – CORE/RS, é formado por profissionais da representação comercial e tem sua diretoria democraticamente eleita pelos seus registrados.

A fiscalização da profissão de representante comercial é delegada pela união através de Lei específica, sua principal atribuição é a de registrar, fiscalizar e disciplinar o exercício da profissão. Sendo o CORE/RS uma “autarquia corporativa”.

O Conselho está sob fiscalização contábil e financeira do Tribunal de Contas da União, por força do inciso II do artigo 71 da Constituição Federal.

Mesmo sendo o CORE/RS, o braço auxiliar do Estado, e não recebendo recursos do poder público, é dotados de personalidade jurídica de direito público (autarquia da administração pública indireta) e autorizado por Lei e por Resolução do Conselho Federal dos Representantes Comerciais – CONFERE, a criar contribuições (anuidades) que são consideradas obrigatórias e se não forem pagas poderão ser executadas na via judicial.

O Instituto Cultural Arcosul dos Representantes Comerciais do Rio Grande do Sul é o responsável pela busca de benefícios para os representantes comerciais de nosso estado, tem o objetivo de promover saúde, educação e cultura. Seu principal foco de atuação é o representante comercial.

Deste modo passou a ser o braço social do representante comercial, atuando onde o Conselho Regional não tem a condição legal de agir, pois como já referimos acima, o CORE/RS, como autarquia corporativa, foi criada para registrar, fiscalizar e disciplinar a profissão da representação comercial, e de modo geral tem a obrigação legal de atuar em defesa da sociedade e não especificamente da categoria, assim a ARCOSUL tornou-se o braço social do CORE/RS.

Além de promover saúde, educação e cultura, a Arcosul passou a apoiar desde 2008 os projetos do CORE/RS, com foco na formação profissional do representante comercial. Juntas, o CORE/RS e ARCOSUL contribuem para o desenvolvimento sociocultural do representante comercial, realizando eventos culturais, responsáveis e comprometidos com a categoria.

Posted in:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


seis × 8 =